Súmula de disciplina


Disciplina BMB5787
Estruturação de um Programa de Ensino de Fisiologia Endócrina Dirigido a Capacitação Docente

Área de Concentração: 42137


Criação: 02/10/2002


Ativação: 09/10/2002


Nr. de Créditos: 8


Carga Horária:

Desativação:


Teórica 
(por semana)
Prática 
(por semana)
Estudos 
(por semana)
Duração
Total
1
5
2
15 semanas
120 horas


Docente responsável:  Maria Tereza Nunes 



Objetivo:


Oferecer aos alunos de Pós-Graduação uma experiência de ensino na graduação, com participação ativa na elaboração, execução e avaliação de um programa adequado de Fisiologia Endócrina. Despertar a consciência da nossa realidade de ensino e do importante papel que o docente desempenha na formação do profissional da área de saúde. 


Justificativa:


Os alunos de pós-graduação carecem desse tipo de experiência. No conjunto das disciplinas oferecidas nos programas de pós-graduação, em geral, faltam aquelas que deem um enfoque à sua formação em docência, atividade em que a maioria dos nossos pós-graduandos se inserirá no mercado de trabalho.


Conteúdo:


Os alunos participarão ativamente da elaboração do programa de Fisiologia Endócrina a ser ministrado aos alunos da Escola de Educação Física e Esporte da USP, bem como de aulas teóricas, práticas, discussões em grupo e avaliações. A seleção das aulas práticas mais adequadas, bem como a elaboração de roteiros específicos será feita após estudos em conjunto. Durante o planejamento do curso, todos os tópicos de Fisiologia Endócrina serão revisados, e os capítulos apresentados em vários livros serão avaliados para a escolha do livro texto mais apropriado ao curso. Ainda, uma análise profunda de todas as aulas práticas e eminários será empreendida. Os alunos ministrarão uma ou duas aulas teóricas, cujo(s) tópico(s) será(ão) sorteado(s) após estabelecido o conteúdo programático do curso. Durante a revisão e preparação do conteúdo a ser ministrado, livros e separatas recentes, específicas na área de Fisiologia Endócrina e Endocrinologia, também serão empregados, para constante atualização do conteúdo programático e, principalmente, para criar no aluno uma rotina para atualização de seus conhecimentos.


Bibliografia:


MARGARIDA DE MELLO AIRES: Fisiologia *. GANONG: Fisiologia Médica. PATTON: Textbook of Physiology. BERNE E LEVY: Fisiologia. WILLIAMS, R.H. (ed) Texbook of Endocrinology, W.B. Saunders Company, Phyladelphia. * Buscar sempre a edição mais recente. 


Contato: