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Objetivo: |
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Oferecer aos alunos do programa de
pós-graduação em Fisiologia Humana o
contato com aulas práticas simples como forma de revisar de
forma
prática os seus conhecimentos em Fisiologia e de
capacitá-los a
ministrar aulas práticas em cursos de graduação.
Esta disciplina é
obrigatória para todos os alunos que ingressaram no Programa
Fisiologia
Humana-ICB/USP após 02/2006: quer seja aluno de Mestrado,
Doutorado
Direto ou Doutorado c/ Mestrado (= mesmo que tenha feito Mestrado em
Fisiologia Humana). Eventuais vagas remanescentes serão
sorteadas entre
os demais alunos pertencentes ao Programa. |
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Justificativa: |
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A ênfase no ensino prático de
Fisiologia vem sendo gradativamente
diminuída nos últimos anos. Da mesma forma, são
poucas as disciplinas
de pós-graduação que oferecem a oportunidade de um
treinamento de
didática em Fisiologia. A presente disciplina procura contribuir
para a
melhora desse quadro. |
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Conteúdo: |
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A
disciplina consiste em uma série de aulas práticas que
serão
organizadas, preparadas, ministradas e aperfeiçoadas pelos
próprios
alunos, sob a orientação dos docentes do departamento de
Fisiologia e
Biofísica, envolvendo práticas em humanos, em modelos
animais e
simulações com programas computacionais e modelos
físicos. Essas aulas
cobrirão todas as áreas do conhecimento
fisiológico, a saber:
Fisiologia de Membranas. Fisiologia Muscular. Neurofisiologia.
Fisiologia Renal. Fisiologia Cardiovascular. Fisiologia do Trato
Gastrintestinal. Fisiologia Endócrina. Fisiologia
Respiratória. |
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Forma de
Avaliação: |
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Texto escrito produzido pelos alunos sobre
as práticas realizadas, no
formato de capítulo de livro e/ou artigo para
publicação. Participação
nas aulas.
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Bibliografia: |
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Curi R, Procopio P, Fernandes LC.
Praticando Fisiologia. Barueri:
Manole, 2005. Cannon WB. A Laboratory Course in Physiology. Cambridge:
Harvard University Press, 1923. Boron W, Boulpaep E. Medical Physiology
– a Cellular and Molecular Approach. Philadelphia: Saunders, 2003.
Aires MM. Fisiologia. 2ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan,
1999.
Berne RM, Levy MN, Koeppen BM, Stanton BA. Fisiologia. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2004. Ganong WF. Review of Medical Physiology. 21a. ed, New
York: McGraw-Hill, 2003. Artigos em Advances in Physiology Education. |