Apresentação

O XV Curso de Verão do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP será oferecido de 09 a 20 de janeiro de 2017 (aulas práticas e discussão) e de 23 a 27 de janeiro de 2017 (estágio nos laboratórios de pesquisa – optativo) para alunos de graduação das áreas biológica, biomédica e da saúde de todo o país, tendo como essência a execução de práticas seguidas de discussão detalhada dos resultados. Os temas das aulas práticas são escolhidos para dar uma oportunidade aos participantes de se aprofundarem em temas da Fisiologia que muitas vezes não são abordados com a devida profundidade nos cursos de graduação, mas também para divulgar aos participantes as linhas de pesquisa desenvolvidas no Departamento, propiciando, assim, uma possível porta de entrada no programa de pós-graduação em Fisiologia Humana. Ainda que o participante não se decida por uma carreira acadêmica, o Curso de Verão será uma boa oportunidade de conhecer o que tem sido pesquisado nas diferentes áreas no Departamento de Fisiologia e Biofísica da USP.

Por meio do esforço conjunto de vários pós-graduandos, apoiados pelos docentes deste departamento, o Curso de Verão vem sendo realizado desde 2003, sempre buscando o aperfeiçoamento progressivo da sua organização, estrutura e conteúdo.

Objetivos

1. Possibilitar aos alunos de graduação uma revisão de alguns conceitos fundamentais da Fisiologia por meio de aulas práticas, discussões e exercícios;
2. Promover o contato dos alunos de graduação com laboratórios e linhas de pesquisa do Departamento;
3. Complementar a formação acadêmica dos alunos de pós-graduação, com a atividade prática docente;
4. Promover a integração dos pós-graduandos, funcionários e professores do Departamento;
5. Proporcionar maior integração da universidade com a sociedade.