CAPES/PDEE = Programa de Doutorado com Estágio no Exterior - Bolsa Sanduíche


Requisitos


____________________________________________

* Bolsistas CAPES/PDEE Doutorandos Diretos = estar no país no mais tardar no 66º e defender até o dia que fará o 72º de matrícula na Pós-Graduação.
* Bolsistas CAPES/PDEE Doutorandos com Mestrado = estar no país no mais tardar no 54º e defender até o dia que fará o 60º de matrícula na Pós-Graduação.
* Após a aprovação da CAPES ela emitirá o documento para o visto nem passaporte. Também, após a aprovação da CAPES o bolsista terá 30 dias para comprovar a proficiência de língua estrangeira.
* Há muito tempo não existe auxílio família.

____________________________________________
  

 

Vimos, pelo presente, reforçar as informações contidas nos itens dos Manuais de Orientações do Programas de Candidaturas a Bolsa no Exterior, no que se refere ao teste de proficiência no idioma estrangeiro.

Salientamos que no caso específico do TOEFL, o qual tem gerado várias dúvidas e questionamentos sobre o tipo aceito pela CAPES, somente é válido, para efeito de candidatura aos programas financiados por esta Agência o TOEFL CBT ou o realizado no modo paper-based. O Institutional TOEFL não tem validade para essa finalidade, motivo pelo qual estamos solicitando a ampla divulgação para todos os Programas de Pós-Graduação e futuros candidatos à bolsa no Exterior.

Cordialmente,

Professora Zena Martins
Coordenadora de Candidaturas a Bolsas e
Auxílios no Exterior-CAPES
Telefones:(0xx61) 225-3787 e 2104-8862