FAPESP - Algumas Normas e Diretrizes do Programa de
Bolsas de Pós-Graduação (III)

Modalidades de Bolsas de Pós-Graduação

    A partir de setembro de 2001, a FAPESP concederá bolsas de pós-graduação das seguintes modalidades.
 


    Qualificação dos Candidatos a Bolsas de Doutoramento Direto (PG) Qualificam-se para pleitear bolsas PG:


Conversão de Bolsas de Mestrado da FAPESP (MS) em Bolsas de Doutoramento Direto (PG)

Bolsas de Mestrado: Prazos para Solicitação, Avaliação e Concessão

        A velocidade do crescimento da demanda de bolsas de pós-graduação, especialmente de bolsas de mestrado, obrigou que as solicitações irrestritamente aprovadas pela assessoria ad hoc passassem a ser também submetidas a análise comparativa, com a aplicação rigorosa de todos os critérios de prioridade tradicionalmente definidos pela FAPESP. Essa análise torna-se cada vez mais competitiva, evidenciando-se a impossibilidade de que o processo de avaliação dos pedidos continue acontecer, sem perda de qualidade, no sistema de fluxo contínuo. Por essa razão, são fixados os seguintes prazos para solicitação, avaliação e concessão de bolsas de mestrado.

         Em cada ano, as solicitações de bolsas de mestrado recebidas pela FAPESP até 31 de maio, e irrestritamente aprovadas em seu mérito pela assessoria ad hoc, serão submetidas a análise comparativa conjunta em agosto, para eventual concessão da bolsa a partir de 1º de outubro; as solicitações recebidas até 31 de outubro, e irrestritamente aprovadas em seu mérito pela assessoria ad hoc, serão submetidas a análise comparativa conjunta em fevereiro, do ano seguinte, para eventual concessão da bolsa a partir de 1º de abril.

       Esses prazos passam a vigorar a partir de 1º de agosto de 2001. As solicitações recebidas até 31 de julho de 2001 serão avaliadas e despachadas no antigo sistema de fluxo contínuo.