Relatório do debate "Ensino em Ciências Biomédicas"


    A disciplina “Debates atuais em Ciências Biomédicas” (BMB5805-1), do programa de pós-graduação da área de Fisiologia Humana, propõe-se a permitir a realização de debates de temas polêmicos que envolvam a área de Biociências. O segundo debate abordou o tema “Ensino em Ciências Biomêdicas”, sendo realizado no dia 20/04/2004 (Terça-feira) às 16:00hs, no ICB IV. O público presente era formado por discentes da pós-graduação, docentes e demais pessoas interessadas no assunto. Houve a participação dos seguintes debatedores:

• Profa. Dra. MYRIAM KRASILCHIK - Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada e responsável pela disciplina de pós-graduação "Metodologia do Ensino Superior”;
• Prof. Dr. JARBAS ARRUDA BAUER - Presidente da Comissão de Graduação do ICB/USP e responsável pela disciplina de pós-graduação "Estratégias Pedagógicas no Ensino em Ciências Biomédicas"

    O Professor Bauer iniciou falando sobre o histórico das linhas pedagógicas enfocando que o ensino é a aprendizagem que leva a maximização do intelecto. Fez críticas à rigidez dos cursos, na qual tem como objetivo maior fazer com que os alunos passem de ano. Dividiu em 2 os grandes defeitos do ensino: o 1° é a passividade dos alunos (um dos dogmas da pedagogia) que faz com que o aluno só entenda. Uma melhor maneira de passar isso, seria fazer com que o aluno pensasse no que foi dado na aula. Seria a construção do conhecimento. Já o 2° seria a condição do contexto educativo, envolvendo os aspectos sociais e políticos que interferem muito no ambiente de sala de aula. O modelo militarista americano foi o mais usado durante os anos 60, que visa o emprego pleno e o bem estar social. Atualmente com as leis de diretrizes de 96 a necessidade é de servir ao capital. É o modelo Neo-liberalista. Terminou suas explanações falando sobre o surgimento de situações problemáticas como os cursos de curta duração, que têm qualidades questionáveis.
    A Profa. Miriam falou sobre o cenário atual da Universidade, com seus altos e baixos. O aumento de alunos do ensino médio e a cobrança da sociedade por uma por um curso universitário. Com este aumento de alunos os recursos ficam cada vez menores. A “venda” de lugares nas universidades têm como objetivo final angariar recursos. Os intercâmbios nada mais são do que isso. Outro ponto abordado é que as nossas instituições estão sendo repassadoras de projetos de grandes multinacionais.
    A debatedora falou sobre a diferença entre alunos profundos e alunos superficiais. O 1° pretende compreender, já o 2° só executa tarefas; e de como o nosso sistema de ensino favorece o desenvolvimento de alunos superficiais. Falou também sobre o credencialismo dos currículos por órgãos e conselhos de fiscalização e sobre as maneiras de se passar o assunto que tem a ver com todo um contexto no qual o ensino está inserido. Aberto ao debate, muitos docentes e alunos participaram com perguntas e comentários. O Prof. Krieger pediu a palavra e parabenizou os debatedores.