Relatório
do debate "Ensino em Ciências Biomédicas"
A disciplina “Debates atuais em Ciências Biomédicas” (BMB5805-1),
do programa de pós-graduação da área de Fisiologia
Humana, propõe-se a permitir a realização de debates
de temas polêmicos que envolvam a área de Biociências.
O segundo debate abordou o tema “Ensino em Ciências Biomêdicas”,
sendo realizado no dia 20/04/2004 (Terça-feira) às 16:00hs,
no ICB IV. O público presente era formado por discentes da pós-graduação,
docentes e demais pessoas interessadas no assunto. Houve a participação
dos seguintes debatedores:
• Profa. Dra.
MYRIAM KRASILCHIK - Professora Titular do Departamento de Metodologia do
Ensino e Educação Comparada e responsável pela disciplina
de pós-graduação "Metodologia do Ensino Superior”;
• Prof. Dr.
JARBAS ARRUDA BAUER - Presidente da Comissão de Graduação
do ICB/USP e responsável pela disciplina de pós-graduação
"Estratégias Pedagógicas no Ensino em Ciências Biomédicas"
O Professor
Bauer iniciou falando sobre o histórico das linhas pedagógicas
enfocando que o ensino é a aprendizagem que leva a maximização
do intelecto. Fez críticas à rigidez dos cursos, na qual tem
como objetivo maior fazer com que os alunos passem de ano. Dividiu em 2 os
grandes defeitos do ensino: o 1° é a passividade dos alunos (um
dos dogmas da pedagogia) que faz com que o aluno só entenda. Uma melhor
maneira de passar isso, seria fazer com que o aluno pensasse no que foi dado
na aula. Seria a construção do conhecimento. Já o 2°
seria a condição do contexto educativo, envolvendo os aspectos
sociais e políticos que interferem muito no ambiente de sala de aula.
O modelo militarista americano foi o mais usado durante os anos 60, que visa
o emprego pleno e o bem estar social. Atualmente com as leis de diretrizes
de 96 a necessidade é de servir ao capital. É o modelo Neo-liberalista.
Terminou suas explanações falando sobre o surgimento de situações
problemáticas como os cursos de curta duração, que têm
qualidades questionáveis.
A Profa.
Miriam falou sobre o cenário atual da Universidade, com seus altos
e baixos. O aumento de alunos do ensino médio e a cobrança
da sociedade por uma por um curso universitário. Com este aumento
de alunos os recursos ficam cada vez menores. A “venda” de lugares nas universidades
têm como objetivo final angariar recursos. Os intercâmbios nada
mais são do que isso. Outro ponto abordado é que as nossas
instituições estão sendo repassadoras de projetos de
grandes multinacionais.
A debatedora
falou sobre a diferença entre alunos profundos e alunos superficiais.
O 1° pretende compreender, já o 2° só executa tarefas;
e de como o nosso sistema de ensino favorece o desenvolvimento de alunos
superficiais. Falou também sobre o credencialismo dos currículos
por órgãos e conselhos de fiscalização e sobre
as maneiras de se passar o assunto que tem a ver com todo um contexto no
qual o ensino está inserido. Aberto ao debate, muitos docentes e alunos
participaram com perguntas e comentários. O Prof. Krieger pediu a
palavra e parabenizou os debatedores.