_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Universidade de São Paulo

Instituto de Ciências Biomédicas

Programa de Pós-Graduação Fisiologia Humana

Av. Prof. Lineu Prestes, 1524 – CEP 05508-000 – São Paulo, SP

Tel: (11) 3091.7253 – E-mail  posfisio@icb.usp.br

http://posfisio.icb.usp.br

Exame de Qualificação

NORMAS GERAIS

 A realização do Exame de Qualificação é obrigatória para todos os alunos.

   

    * No Regulamento aprovado em Julho/2014:

_ A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo programa [no Regulamento aprovado em Julho/2014] (itens VIII.1.1, VIII.2.1 e VIII.3.1).


_Prazo do Exame de Qualificação: deve-se inscrever-se no Exame de Qualificação:

Mestrado: inscrição até 15 meses após o início da contagem do prazo no curso, e o número mínimo de créditos necessários para a qualificação é 16; 

Doutorado: inscrição até 24 meses após o início da contagem do prazo no curso, e o número mínimo de créditos necessários para a qualificação é 12;

Doutorado Direto: inscrição até 30 meses após o início da contagem do prazo no curso, e o número mínimo de créditos necessários para a qualificação é 28.

_Prazo para realização: até 60 dias corridos após a inscrição.

 

  _VIII.4 O estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 90 (noventa) dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.

_ Em caso de reprovação, o aluno deverá repetir todas as provas que compõem o Exame de Qualificação.

 _ O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do programa, conforme item V do artigo 52 do Regimento de Pós-Graduação da USP.

 _Os idiomas do trabalho/projeto impresso, bem como da apresentação e da arguição do projeto de pesquisa, poderão ser português, inglês ou espanhol.

  

       VIII.1 MESTRADO

            

VIII.1.1 O(A) estudante de Mestrado deverá inscrever-se no referido exame num período máximo de 15 (quinze) meses após sua primeira matrícula no curso, obedecendo o calendário estabelecido pelo programa e divulgado na página do programa na internet.

VIII.1.2 Para inscrição no exame, o número mínimo de créditos necessários para a qualificação é 16 (dezesseis).

VIII.1.3 O objetivo do Exame de Qualificação para o Mestrado é o de avaliar o conhecimento geral e conceitos do aluno dentro da subárea de conhecimento da Fisiologia na qual está inserido o projeto do candidato e dentre os pontos de uma lista pré-estabelecida para a subárea, bem como avaliar a maturidade do candidato no seu plano de pesquisa e sua capacidade de redigir um trabalho científico.

VIII.1.4 Ao apresentar a sugestão de Comissão Examinadora de qualificação elaborada pelo orientador para inscrição e aprovação, o aluno deverá também:

VIII.1.4.1 Apresentar cópia do Certificado da Comissão de Ética em vigência, incluindo os eventuais certificados de isenção, se for o caso;

VIII.1.4.2 Todos aqueles que precisarem manipular, em seus projetos de pesquisa, material radioativo, devem, obrigatoriamente, apresentar cópia do Certificado do Curso de Radioproteção do ICB da USP, ou outro certificado julgado equivalente pela CCP.

VIII.1.5 Os alunos matriculados a partir de 2016 deverão apresentar o certificado de resíduos químicos no ato da inscrição.

VIII.1.6 No Mestrado, o aluno entregará 3 (três) exemplares impressos do projeto/trabalho na Secretaria do Programa e o enviará no formato eletrônico em PDF para o endereço eletrônico posfisio@icb.usp.br . O prazo mínimo para o aluno entregar os exemplares impressos coincide com o momento da inscrição. A Secretaria do Programa enviará o material aos membros da Comissão.

VIII.1.7 O exame consistirá de 2 (duas) partes que vão ocorrer no mesmo dia:

VIII.1.7.1 Uma aula teórica, com a duração de 45-60 (quarenta e cinco a sessenta) minutos, sobre um tema sorteado pelo candidato (o tema da aula deve estar relacionado à área de conhecimento na qual está inserido o projeto do candidato e deve fazer parte de uma lista de pontos gerais de Fisiologia previamente aprovada pela CCP), e divulgado por ocasião da aprovação da Comissão Examinadora pela Comissão Coordenadora do Programa Ciências (Fisiologia Humana) sendo a lista objeto de Deliberação do Programa;

VIII.1.7.2 Uma apresentação do projeto de pesquisa que está desenvolvendo. Esta apresentação será na forma de uma exposição oral do projeto de 20-30 (vinte a trinta) minutos e deverá conter:

VIII.1.7.2.1 Uma introdução que contextualize o problema em investigação dentro do campo de estudo em que o projeto está inserido;

VIII.1.7.2.2 a definição clara dos objetivos perseguidos;

VIII.1.7.2.3 a metodologia a ser utilizada. Não há a obrigatoriedade da apresentação de resultados;

VIII.1.7.2.4 Bibliografia.

VIII.1.8 O candidato deverá ser avaliado dentro dos seguintes aspectos:

VIII.1.8.1 Capacidade de organização e abordagem do tema da aula teórica;

VIII.1.8.2 Domínio do tema da aula;

VIII.1.8.3 Nível de conhecimento, familiaridade e postura crítica em relação ao projeto de dissertação. A Comissão poderá sugerir modificações no projeto, apontar falhas e indicar possíveis soluções com o intuito do seu aprimoramento;

VIII.1.8.4 A Comissão emitirá um relatório. O parecer circunstanciado é obrigatório (a) em caso de reprovação (b) ou passagem direta para o Doutorado. Nos outros casos é opcional.

            VIII.2 DOUTORADO
            

VIII.2.1 O(A) estudante de Doutorado portador do título de mestre deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 24 (vinte e quatro) meses após o início da contagem do prazo no curso. Para inscrição do exame, o número mínimo de créditos necessários para a qualificação é 12 (doze).

VIII.2.2 O objetivo do exame de qualificação do(a) estudante de doutorado é avaliar a sua capacidade de justificar a adequação metodológica ao seu problema de investigação e a sua capacidade de argumentação bem como sua capacidade de redigir um trabalho científico.

VIII.2.3 Ao apresentar a sugestão de Comissão Examinadora elaborada pelo orientador para inscrição e aprovação, o aluno deverá também:

VIII.2.3.1 Apresentar cópia do Certificado da Comissão de Ética em vigência, incluindo os eventuais certificados de isenção, se for o caso;

VIII.2.3.2 Todos aqueles que precisarem manipular, em seus projetos de pesquisa, material radioativo, devem, obrigatoriamente, apresentar cópia do Certificado do Curso de Radioproteção do ICB da USP, ou outro certificado julgado equivalente pela CCP.

VIII.2.4 Os alunos matriculados a partir de 2016 deverão apresentar o certificado de resíduos químicos no ato da inscrição.

VIII.2.5 O aluno entregará 3 (três) exemplares do projeto/trabalho impresso na Secretaria do Programa e o enviará no formato eletrônico em PDF para o endereço eletrônico posfisio@icb.usp.br. O prazo mínimo para o aluno entregar os exemplares impressos coincide com o momento da inscrição. A Secretaria do Programa enviará o material aos membros da Comissão.

VIII.2.6 Para este exame, o candidato deverá apresentar, na forma de exposição oral, com 45-60 (quarenta e cinco a sessenta) minutos de duração, o contexto atual dos conhecimentos dentro do campo da Ciência em que o tema do seu projeto está inserido, mostrando de forma clara o problema que o projeto se propõe a investigar, bem como a sua relevância dentro do campo e as abordagens metodológicas propostas. O exemplar impresso do trabalho deverá conter:

VIII.2.6.1 Uma introdução;

VIII.2.6.2 Objetivos;

VIII.2.6.3 Métodos;

VIII.2.6.4 Resultados (não é obrigatório que estes estejam completos) acompanhados de uma interpretação, ainda que não definitiva;

VIII.2.6.4 Propostas para continuação do trabalho com vistas à sua conclusão se for o caso;

VIII.2.6.4 Levantamento bibliográfico;

VIII.2.6.5 Na parte final dos exemplares entregues aos membros da Comissão, é recomendado artigo científico contendo partes da tese de doutorado escrito e enviado para a publicação ou já publicado.

VIII.2.7 É preciso ficar claro que não se trata de uma pré-tese (boneco de tese). O que se pretende avaliar é a capacidade do doutorando em expor com clareza o estágio atual de conhecimentos relativos ao tema do projeto, qual é o problema básico sob investigação e a sua relevância científica.

VIII.2.8 A Comissão emitirá um relatório. O parecer circunstanciado é obrigatório somente em caso de reprovação. Nos outros casos é opcional.

 

 

            VIII.3 DOUTORADO DIRETO

            

VIII.3.1 O estudante de Doutorado Direto deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 30 (trinta) meses após o início da contagem do prazo no curso. Para a inscrição para o Exame de Qualificação, o número mínimo de créditos necessários é 28 (vinte e oito).

VIII.3.2 O objetivo do exame de qualificação no Doutorado Direto é o de avaliar o conhecimento geral e conceitos do aluno dentro da subárea de conhecimento da Fisiologia na qual está inserido o projeto do candidato e dentre os pontos de uma lista pré-estabelecida para a subárea, bem como avaliar a sua capacidade de justificar a adequação metodológica ao seu problema de investigação, sua capacidade de argumentação e sua capacidade de redigir um trabalho científico.

VIII.3.3 Ao apresentar a sugestão de Comissão Examinadora de qualificação elaborada pelo orientador para inscrição e aprovação, o aluno deverá também:

VIII.3.4 Apresentar cópia do Certificado da Comissão de Ética em vigência, incluindo os eventuais certificados de isenção, se for o caso;

VIII.3.5 Todos aqueles que precisarem manipular, em seus projetos de pesquisa, material radioativo, devem, obrigatoriamente, apresentar cópia do Certificado do Curso de Radioproteção do ICB da USP, ou outro certificado julgado equivalente pela CCP.

VIII.3.6 Os alunos matriculados a partir de 2016 deverão apresentar o certificado de resíduos químicos no ato da inscrição.

VIII.3.7 No Doutorado Direto, o aluno entregará 3 (três) exemplares do projeto/trabalho impresso na Secretaria do Programa e o enviará no formato eletrônico em PDF para o endereço eletrônico posfisio@icb.usp.br. O prazo mínimo para o aluno entregar os exemplares impressos coincide com o momento da inscrição. A Secretaria do Programa enviará o material aos membros da Comissão.

VIII.3.8 No Doutorado Direto, o exame consistirá de 2 (duas) partes que vão ocorrer no mesmo dia:

VIII.3.8.1 Uma aula teórica, com a duração de 45-60 (quarenta e cinco a sessenta) minutos, sobre um tema sorteado pelo candidato (a aula é dentro da área de conhecimento na qual está inserido o projeto do candidato e dentro de uma lista de pontos gerais de Fisiologia previamente aprovada pela CCP), e divulgado por ocasião da aprovação da Comissão Examinadora pela Comissão Coordenadora do Programa Ciências (Fisiologia Humana) sendo a lista objeto de Deliberação do Programa.

VIII.3.8.2 Uma apresentação do projeto de pesquisa que está desenvolvendo. Esta apresentação será na forma de uma exposição oral de 45-60 (quarenta e cinco a sessenta) minutos de duração, do contexto atual dos conhecimentos dentro do campo da Ciência em que o tema do seu projeto está inserido, mostrando de forma clara o problema que o projeto se propõe a investigar, bem como a sua relevância dentro do campo e as abordagens metodológicas propostas. O exemplar impresso do trabalho deverá conter:

VIII.3.8.3 Uma introdução;

VIII.3.8.4 Objetivos;

VIII.3.8.5 Métodos;

VIII.3.8.6 Resultados (não é obrigatório que estes estejam completos) acompanhados de uma interpretação, ainda que não definitiva;

VIII.3.8.7 Propostas para continuação do trabalho com vistas à sua conclusão, se for o caso;

VIII.3.8.8 Levantamento bibliográfico;

VIII.3.8.9 Na parte final dos exemplares entregues é recomendado artigo científico contendo partes da tese de doutorado escrito e enviado para a publicação ou já publicado.

VIII.3.8.10 É preciso ficar claro que não se trata de uma pré-tese (boneco de tese). O que se pretende avaliar é a capacidade do doutorando em expor com clareza o estágio atual de conhecimentos relativos ao tema do projeto, qual é o problema básico sob investigação e a sua relevância científica.

VIII.3.8.11 A Comissão emitirá um relatório. O parecer circunstanciado é obrigatório somente em caso de reprovação. Nos outros casos é opcional.


            IX. TRANSFERÊNCIA DE CURSO DO MESTRADO PARA O DOUTORADO DIRETO

          ¤

IX.2 A transferência de Curso poderá ser do Mestrado para o Doutorado Direto na seguinte situação:

¤

IX.2.1 A passagem de Mestrado para Doutorado Direto pode se dar quando do Exame de Qualificação para o Mestrado. Neste caso:

¤

IX.2.1.1 Cabe ao aluno, com anuência do seu orientador, a iniciativa de fazer a solicitação através de justificativa por escrito que embase o pedido de mudança;

IX.2.1.2 Após a aprovação no Exame de Qualificação, caberá à Comissão, 

  1. com base na manifestação do orientador (justificativa)
  2. e sua avaliação do projeto 
  3. e do desempenho do aluno (CV-Lattes e Ficha do Aluno), 
julgar da possibilidade ou não da mudança para o Doutorado Direto com um parecer circunstanciado. Se houver parecer favorável, a CCP avaliará o pedido em caráter definitivo. A deliberação da CCP é encaminhada à CPG para homologação.
¤

IX.2.1.3. Para a mudança de nível, deverão ser verificados os prazos para a realização de exame de qualificação e os créditos mínimos exigidos para a qualificação no novo curso, além da comprovação de proficiência em Língua Inglesa em nível compatível ao doutorado, conforme item V deste Regulamento. Caso esse prazo já tenha sido ultrapassado ou não tenha sido cumprido o número mínimo de créditos ou não seja comprovada a proficiência em Língua Inglesa, a mudança não será possível.

¤

¤










           Deliberação do Programa:  ATUALIZAÇÃO LISTA GERAL DE PONTOS PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO PARA MESTRANDOS e DOUTORANDOS DIRETOS

A lista de pontos abaixo constitui uma proposta inicial que poderá ser modificada ao longo do tempo. A sua característica principal é a de apresentar temas genéricos que propiciem ao candidato ampla liberdade para desenvolvê-los e, ao mesmo tempo, mostrar uma abordagem sintética e crítica. Com este propósito em mente, foi aprovada nas Reuniões da CCP de Fisiologia Humana do ICB/USP de 29 de agosto e 26 de setembro de 2018 a seguinte relação de pontos:

 

Lista de Tópicos para o Exame de Qualificação:

Biofísica:

 

1. Princípios gerais de transporte em epitélios
2. Compartimentos do organismo e homeostase
3. Transporte de água e osmose - regulação do volume celular
4. Acoplamento excitação-contração
5. Contração muscular
6. Estrutura e função da membrana celular
7. Tipos de transporte através da membrana plasmática
8. Potencial de repouso da membrana plasmática
9. Gênese e propagação do potencial de ação
10. Integração de sinais elétricos em neurônios
11. Integração funcional em um ser pluricelular: sinalização celular

__


Lista de Tópicos para o Exame de Qualificação:

Fisiologia Cardiovascular e Respiratória:

 

1. Origem e propagação do impulso cardíaco: atividade elétrica do coração.
2. O acoplamento excitação-contração do miócito cardíaco: fenômenos de contração e relaxamento.
3. Ciclo Cardíaco (anatomia cardíaca, função, valvar, função elétrica, volumétrica e pressórica; alça pressão volume)
4. Débito cardíaco (conceitos de pós-carga, pré-carga (retorno venoso) e o controle dos mecanismos inotrópicos e lusitrópicos)
5.Circulação sistêmica: interrelação da pressão x fluxo x resistência
6. Perfusão tecidual: autorregulação miogênica e função da microcirculação
7. Mecanismos locais de regulação do fluxo sanguíneo
8.Regulação neuro-hormonal da pressão arterial
9. Regulação da volemia/ Participação renal na regulação da pressão arterial
10. Função e mecânica respiratória
11. Relação Ventilação/Perfusão
12. Mecanismos de transporte de O2 e CO2 e o equilíbrio ácido-base.
13.Regulação da respiração.

__


 

Lista de Tópicos para o Exame de Qualificação:

Fisiologia Endócrina:

      1- Fisiologia do eixo hipotálamo-hipófise
2- Fisiologia da glândula tiróide
3- Fisiologia da glândula adrenal
4- Controle hormonal do balanço hidroeletrolítico (Volume e osmolalidade)
5- Fisiologia do pâncreas endócrino
6- Integração do metabolismo energético no jejum e estado pós-prandial e sua regulação hormonal
7- Fisiologia da glândula pineal
8- Regulação hormonal da homeostasia do cálcio e fósforo.
9- Fisiologia do sistema reprodutor masculino.
10- Fisiologia do sistema reprodutor feminino.

__


 

Lista de Tópicos para o Exame de Qualificação:
 
Fisiologia Renal e Digestória:
 
1. Hemodinâmica renal: (Fluxo Sanguíneo e Filtração Glomerular)
2. Mecanismos de transporte de eletrólitos (Na+, Cl-, HCO3- e K+), glicose e água ao longo do néfron.
3. Rim na regulação da osmolalidade dos fluidos corporais e do volume extracelular
4. Contribuição dos rins no balanço ácido-base.
5. Mecanismos renais de concentração e diluição urinária
6. Motilidade gastrointestinal e seu controle
7. Secreção (Salivar, Gástrica e Pancreática) e seu controle.
8. Digestão e Absorção dos macronutrientes e vitaminas.
9. Mecanismos de absorção de eletrólitos ( Fe+2, Ca+2,Na+, Cl-, HCO3 ) e água.

___


 

Lista de Tópicos para o Exame de Qualificação:

Neurofisiologia:

 

1. Gênese e propagação do potencial de ação neuronal
2. Transmissão sináptica
3. Aprendizado e memória, e suas bases moleculares
4. Fisiologia da Visão
5. Fisiologia da Audição
6. Fisiologia da Somestesia e Dor
7. Sistema Motor Somático Espinal e do tronco encefálico
8. Sistema Motor do cerebelo, gânglios da base e córtex
9. Organização Geral do Sistema Neurovegetativo
10. Ciclo sono-vigília