[Total de meses: 54]
titulo: ANÁLISES QUALITATIVA E QUANTITATIVA DE ATIVIDADES DE CONJUNTOS NEURONAIS DO TÁLAMO E HIPOCAMPO EM RATOS NORMAIS E SOB EFEITO DA FENITOÍNA.
linha: Estudo de códigos de populações neurônicas abordados por registros multicanais unitários e de potenciais de campo
projeto: Estudo quantitativo da atividade unitária de populações neuronais no modelo experimental de epilepsia por pilocarpina em ratos.
area: Neurofisiologia
biblioteca: Biblioteca do Instituto
de Ciências Biomédicas I
volumes: 1
num_paginas: 96
idioma: português
palavras_chave: Epilepsia; Pilocarpina;
Registro extracelular; Registro multiunitário; Conjuntos Neuronais;
Tálamo; Hipocampo; Fenitoína.
resumo: O registro multiunitário extracelular é um poderoso instrumento no entendimento das funções do sistema nervoso central. Por outro lado, o esclarecimento do funcionamento das drogas que agem nos seres humanos é um objetivo constante no meio científico. Com o objetivo de se aprofundar no conhecimento do sistema nervoso central, empregou-se esta técnica de registro para caracterizar conjuntos neuronais do tálamo e hipocampo assim como investigar o efeito que o antiepiléptico fenitoína exerce sobre eles. Observou-se que os neurônios do núcleo VPM do tálamo têm uma freqüência média duas vezes superior aos da região CA1 hipocampal. Esta superioridade de freqüência pode chegar a quatro vezes se considerarmos os períodos em que o animal está em atividade. Enquanto os neurônios do VPM invariavelmente aumentam a frequência de disparo nos períodos de atividade do animal, os neurônios hipocampais têm comportamento diversificado podendo aumentar, diminuir ou não alterar a frequência de disparo. Os testes de correlação não mostraram interação entre as estruturas estudadas mas evidenciaram correlação entre os neurônios de uma mesma estrutura. A aplicação de fenitoína (40 mg/kg), em duas doses diárias, não teve efeito significativo sobre os neurônios das estruturas estudadas.
orientadores: Koichi Sameshima
financiadores: Fapesp: Bolsa de doutorado
durante 48 meses.
Pronex: Auxílio financeiro
ao Laboratório.
banca: César Timo-Iaria;
Luiz Antonio Baccalá;
Luiz Eugênio Araújo
de Moraes Mello;
Luiz Roberto Giorgetti de Britto;
Koichi Sameshima.
atividade_futura: Com vínculo
tipo_instituicao: Instituição
de Ensino e Pesquisa
espectativa_atuacao: Ensino e Pesquisa
area_titulacao: sim