Lilian Cristina de Souza


realname: Lilian Cristina de Souza
abreviatura: Souza, L.C.
nacionalidade: Brasileira
anonascimento: 19/04/1973
sexo: femenino
nivel: Mestrado
mes_matricula: Fevereiro/ 2001
mes_defesa: Outubro

[Total de meses: 32]

titulo: Efeito da Hiperinsulinemia nas Etapas Iniciais da Ação Insulínica no Ovário e Músculo Esquelético de Ratas Não grávidas

linha: Mecanismos de transmissão do sinal insulínico

projeto: Efeito da hiperinsulinemia na transmissão do sinal da insulina em ovário de ratas.

area: Fisiologia Endócrina

biblioteca: Biblioteca do Instituto de Ciências Biomédicas I
volumes: 1
num_paginas: 61
idioma: Português
palavras_chave: ovário; insulina; receptor de insulina; hiperinsulinemia.

resumo:
Receptores de insulina estão presentes em ovários de animais e humanos, e se tornam abundantes com o crescimento folicular. Estes receptores estão envolvidos na proliferação de células da granulosa em cultura, na indução do crescimento do córtex ovariano na ausência de gonadotrofinas e aumentam o efeito do FSH e do LH na esteroidogênese. Há uma freqüente associação entre hiperinsulinemia e presença de microcistos ovarianos. No entanto, os mecanismos celulares envolvidos na gênese de microcistos ovarianos não são completamente conhecidos. Assim, esta dissertação trata da investigação da modulação das etapas iniciais intracelulares da ação da insulina em ovário de ratas não grávidas com hiperinsulinemia induzida por injeções diárias com o hormônio.
Após 22 dias do protocolo experimental, as ratas foram anestesiadas e suas cavidades abdominais abertas para exposição da veia porta. Receberam solução salina contendo ou não 60 mg de insulina em bolo. Os ovários foram extraídos e rapidamente homogeneizados em tampão contendo inibidores de proteases e fosfatases e tratados em pool para minimizar as diferenças eventuais estrais. Fragmentos de músculo esquelético foram também processados da mesma maneira que os ovários. O sangue das ratas foi coletado para mensuração dos níveis sanguíneos de glicose, insulina, androstenediona e estradiol no dia do sacrifício. As amostras teciduais foram utilizadas para realização de immunoblotting típico com anticorpos específicos.
O protocolo experimental induziu hiperinsulinemia (169 ± 57µU/ml versus 25,5 ± 9.6, P<0,05) com diminuição da sensibilidade à insulina determinada pelo índice G/I (mg/dlµU/m) (3,8 X 0.63)  nas ratas tratadas em comparação às controles. Além disto, a hiperinsulinemia resultou em maior ganho percentual de peso (4,8% versus 11,8%, P<0,05), porém os níveis de androstenodiona e estradiol foram semelhantes em ambos os grupos.
Os níveis protéicos do receptor de insulina e de seus substratos 1 e 2 não se modificaram nos dois tecidos avaliados. No entanto, houve uma regulação tecido-específica para a fosforilação induzida pelo estímulo agudo com insulina. No ovário houve aumento das fosforilações dos IRS-1 e IRS-2 em relação aos controles, para 117 ± 5% e para 191 ± 5%, P< 0,05, respectivamente, acompanhado de aumento da associação entre IRS-2 e PI 3-cinase, porém sem alterar o grau de fosforilação induzida pela insulina da AKT. Enquanto que no músculo esquelético houve diminuição da fosforilação do IRS-2, da associação IRS-2/PI 3-cinase e da fosforilação da AKT. Houve aumento da fosforilação das ERKs 1 e 2 no basal  (Cont = 54 ± 8% X Hiper = 169 ± 50%, P< 0,05) e após estímulo com insulina aguda (Cont = 100 ± 13% X Hiper = 425 ± 25%, P<0,05) no ovário das ratas hiperinsulinêmicas, porém sem modificação no tecido muscular.
Diante destes resultados obtidos concluímos que existe uma regulação tecido-específica da via de sinalização da insulina neste modelo de hiperinsulinemia. A diminuição da via IRS-2/PI 3-cinase/AKT em músculo esquelético provavelmente participe de forma importante para indução da resistência à insulina detectada enquanto que o aumento da fosforilação nos ovários podem constituir elementos do mecanismo celular relacionados à geração de microcistos ovarianos já demonstrada neste modelo.

orientadores: Carla Roberta de Oliveira Carvalho

financiadores: Fapesp, Março 2001 à Fevereiro 2003.

banca: Profa. Dra. Carla Roberta de Oliveira Carvalho
Prof.Dr. Mario José Abdalla Saad
Prof.Dr.Fabio Bessa Lima

vinculo_empregaticio: Sem vínculo
tipo_instituicao: .
espectativa_atuacao: Ensino e Pesquisa
area_titulacao: sim